domingo, 21 de novembro de 2010

Dedicatória

Os Lusíadas

É a parte do poema que Camões dedica a sua obra a D.Sebastião.
Com os versos 2,3,4, Camões pretende significar que Portugal é um país com muito Sol, em que as horas do dia são muitas.
Na estrofe 8 Camões dirige-se a D. Sebastião e diz-lhe que espera que ele domine os Mouros, que se encontram em África e na Ásia (Índia).
Na estrofe 10, Camões promete ao rei ("vereis") ver o seu patriotismo e a sua dedicação e ainda a exaltação do povo português e que o rei poderá então verificar o que é melhor: se ser senhor do mundo, se ser rei dos portugueses.
Na estrofe II, Camões continua a dizer ao rei D. Sebastião que os feitos dos portugueses são de tal modo importantes que ultrapassaram as aventuras dos heróis antigos, sobretudo porque são feitos verdadeiros enquanto que outros eram inventados.
Na estrofe 15, Camões dirige-se a D.Sebastião aconselhando-o a tornar-se num rei exemplar, porque no momento não pode escrever sobre ele por D.Sebastião não ser ainda reconhecido pelos seus feitos heróicos, dada a sua pouca idade, mas prometia-lhe, no futuro contar tudo sobre a sua acção grandiosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário