quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mistificação do Herói

N’Os Lusíadas, Camões apresenta os portugueses com se fossem deuses. Isto acontece porque segundo o autor foi necessário os deuses reunirem-se no Olimpo para decidirem se deixarão ou não que os portugueses chegassem a índia;
Nesta reunião Vénus e Marte eram a favor dos portugueses mas Baco era contra porque tinha medo que se os portugueses lá chegassem lhe, roubassem o domínio do comércio do oriente.
Ao colocar os deuses ao mesmo nível dos portugueses, Camões mitifica-os por fazer deles deuses.


Estrofe 31 – Canto II

Nesta estrofe, Vasco da gama dirige-se a Deus para pedir ajuda porque os portos por onde têm passado são inseguros e os humanos não conseguem sozinhos escapar as armadilhas que são feitas contra eles.

Estrofe 32

Vasco da gama refere que se Deus tem piedade ao povo português os ajude a afastar-se das armadilhas e a encontrarem um porto seguro onde sejam bem recebidos.

Estrofe 33

Vénus ao ouvir o pedido de ajuda de Vasco da gama dirige-se a Júpiter para o informar de que as suas decisões não estão a ser respeitadas.

Estrofe 39

Vénus dirige-se a Júpiter dizendo-lhe que pensava que ele a amava e que no que a ela diz respeito estaria sempre ao seu lado.
Acrescenta ainda que foi infeliz quando pediu ajuda para os portugueses e que Baco tinha conseguido impor a sua vontade.

Sem comentários:

Enviar um comentário